Cenáculo de Oração Missionária

O Cenáculo Missionário de Parada de Todeia foi fundado em maio de 2014 aquando da realização da Semana Missionária na nossa paróquia. Atualmente, composto por cerca  de 20 elementos, reúne mensalmente na primeira quarta-feira de cada mês no Salão Paroquial.  

O Cenáculo Missionário de Parada de Todeia  é um movimento paroquial em comunhão com o pároco e com o Conselho Paroquial de Pastoral e é co-responsável na missão de comunicar a fé e realizar o primeiro anúncio de Jesus. Comungam dos dinamismos da comunidade paroquial e representam um fortalecimento da alma missionária da paróquia. 

Procurando responder às duas vocações universais que brotam do nosso batismo, os membros do Cenáculo procuram viver a missão como um caminho de santidade. Numa tentativa de conjugar os cinco verbos da Exortação Apostólica “A Alegria do Evangelho” do Papa Francisco: Primeirear, envolver-se, acompanhar, frutificar e festejar, o Cenáculo Missionário procura sair ao encontro dos afastados, ajudando a comunidade paroquial a transformar-se numa Igreja que convida:  “Vinde e vede” (Jo 1,39).

 

Equipa de Animação

      • Animadora: Ana de Fátima Mendes Soares
      • Vice-Animador: Ventura Coelho da Rocha
      • Secretária: Anabela da Rocha Ferreira
      • Tesoureira: Eva Maria de Melo Ferreira

 

Identidade Eclesial e Bíblica dos Cenáculos Missionários

Os Cenáculos de Oração Missionária (COM) ou Cenáculos Missionários são um movimento eclesial missionário, nascido em 1987, em Vagos, Aveiro e inspirado no carisma e na espiritualidade  de S. Daniel Comboni.

O seu modelo bíblico fundamental é o cenáculo de Jerusalém. Nele, os discípulos e discípulas reúnem-se com Jesus antes e depois da Páscoa. Depois da Ascensão reuniam-se assiduamente e num só coração com Maria, a mãe de Jesus. Sob o seu mistério, faziam memória de Jesus e oravam intensamente para receberem o Espírito Santo, com cuja força partiram para a Missão até aos confins da Terra. Olhando para Jesus e para Maria nos seus relacionamentos com os discípulos e as discípulas, os membros do COM, sabem como viver, orar e trabalhar na missão que receberam. 

Os Cenáculos de Oração Missionária reveem-se também nas primeiras comunidades cristãs que, em contexto de perseguição, ao contemplarem o Coração Trespassado do Crucificado, encontravam a força para a sua entrega e conduzirem a esse Coração os filhos e filhas de Deus dispersos. 

A espiritualidade dos Cenáculos de Oração Missionária assenta no crescimento pessoal e do grupo:

      • um coração aberto como o de Cristo;
      • dois pulmões: a abertura filial a Deus e a solícita atenção ao mundo amado por Deus;
      • um ritmo vital: a oferta de si mesmos, com Jesus ao Pai, e a oração apostólica. 

 

Mês Missionário Extraordinário – “Batizados e enviados: A igreja de Cristo em Missão”

Por motivo do centenário da Carta Apostólica Maximum Illud, de 30 de novembro de 1919, do Papa Bento XV, o Papa Francisco declarou o mês de outubro de 2019 “Mês Missionário Extraordinário”, tendo como objetivo despertar para uma maior consciência da missão e retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral. 

Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões 2019

Guião para viver o Mês Missionário Extraordinário