Caminhada Diocesana do Advento ao Batismo do Senhor

“Todos aqui nascemos”

Foi preparada pela Equipa de Coordenação do Projeto para o triénio pastoral da nossa Diocese do Porto uma caminhada para vivermos os tempos fortes que vão desde o I Domingo do Advento até à Festa do Batismo do Senhor.

Em sintonia com o lema deste ano pastoral, “Todos filhos de Deus”, esta caminhada recorda-nos que no presépio de Belém nasceu para todos a salvação e, por isso, também nós, porque batizados, somos dados à luz como filhos de Deus. Em Belém, Deus nasce, também para nos fazer nascer, tornando-nos plenamente filhos d’Ele. Por isso, a caminhada acentua a estreita relação entre o Natal e o Sacramento do Batismo, recordando o nosso batismo como verdadeiro nascimento para a vida Nova que Jesus nos propõe.

Assim, a coroa de advento será construída com as velas do nosso batismo que serão acesas a partir do Círio Pascal. A caminhada propõe também que a árvore de natal em cada casa seja uma videira, onde serão colocados os nomes dos avós nas raízes , os nomes dos pais no tronco  e nas folhas da videira os nomes dos filhos.

Como forma de nos associarmos  a esta caminhada diocesana, também as nossas comunidades paroquiais apresentam como proposta alguns momentos celebrativos para nos ajudar a recordar o nosso batismo como verdadeiro nascimento em Cristo Jesus:

• Bênção das Grávidas – IV Domingo do Advento – 22 de dezembro
  • Festa das Famílias – Solenidade da Sagrada Família – 29 de dezembro (Bênção  dos casais que completaram 5, 10, 25, 50 e 60 anos de casados)
  • Festa do Batismo – Solenidade do Batismo de Jesus – 12 de janeiro (Bênção das crianças batizadas em 2019)

Convidamos os grupos de catequese, os movimentos paroquiais e as famílias da nossa comunidade a descobrirem no presépio de Belém, o lugar onde todos nascemos, associando-se de alguma maneira a esta caminhada que toda a diocese percorrerá.

Apresentação da Caminhada

Livro da Caminhada