20 de Outubro – Dia Mundial das Missões

Em pleno Mês Missionário Extraordinário, celebraremos no próximo dia 20 de outubro o Dia Mundial das Missões com o lema: “batizados e enviados, a Igreja de Cristo em missão e no mundo”.

O nosso batismo é um envio que se reveste de compromisso. Quem de verdade faz o encontro pessoal e íntimo com o Pai, não fica indiferente ao apelo a romper barreiras e comodismos, para a todos fazer chegar a Palavra que é fogo e luz. Mas o nosso batismo, faz de cada um de nós membro desta Igreja de Cristo e por isso, a missão não é tarefa de um só, mas de toda a Igreja, na qual experimentamos a nossa condição de filhos de Deus. De facto, pelo batismo, a nossa condição de cristãos passa por assumir a paternidade de Deus e a maternidade da Igreja que nos acolhe e que ao mesmo tempo nos envia para a missão.

Na sua mensagem para este Dia Mundial das Missões o Papa Francisco ajuda-nos a tomar consciência que todos somos chamados à missão: “cada batizada e batizado é uma missão. Quem ama, põe-se em movimento, sente-se impelido para fora de si mesmo: é atraído e atrai; dá-se ao outro e tece relações que geram vida. Para o amor de Deus, ninguém é inútil nem insignificante. Cada um de nós é uma missão no mundo, porque fruto do amor de Deus. Ainda que meu pai e minha mãe traíssem o amor com a mentira, o ódio e a infidelidade, Deus nunca Se subtrai ao dom da vida e, desde sempre, deu como destino a cada um dos seus filhos a própria vida divina e eterna”.

Em comunhão com toda a Igreja e com as intenções do Santo Padre para este Mês Missionário Extraordinário, nas nossas comunidades paroquiais, as Eucaristias Dominicais do XXIX Domingo do Tempo Comum assinalarão este dia, rezando pelas missões e pelos missionários e colocando nas mãos do Pai as nossas vidas,  para que faça de todos nós discípulos enviados, participantes da missão de Igreja.

Neste fim de semana, os ofertórios das Eucaristias reverterão para as Missões.

Mensagem do Papa Francisco Para o Dia Mundial das Missões

Animação das Eucaristias no Dia Mundial das Missões